Próximo de prazo para se afastar do Piratini, Beto Fantinel renuncia a pré-candidatura para prefeito de Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

Faltando quatro dias para secretários municipais e estaduais se afastarem dos cargos e concorrerem às vagas de prefeito ou vice-prefeito nas Eleições 2024, Beto Fantinel renuncia a pré-candidatura a prefeito de Santa Maria pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Atualmente, ele é secretário de Desenvolvimento Social do governo Eduardo Leite (PSDB). A decisão foi publicada na tarde deste domingo (2) nas redes sociais do político. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Em vídeo, Fantinel descreveu a decisão como “difícil” e falou da trajetória do partido que representa, o MDB, citando as mudanças causadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre final de abril e início de maio. 

Como secretário de Desenvolvimento Social, estou há mais de um mês virando dias e noite, dando apoio aos abrigos, trabalhando na criação de benefícios assistenciais do governo, fazendo com que o Estado possa auxiliar financeiramente os municípios. Mas sobretudo, os gaúchos nesta hora de reconstrução. O meu senso de responsabilidade com o Rio Grande não permite que eu deixe essa missão agora. Por isso, decidi abrir mão da disputa à prefeitura de Santa Maria e continuar ajudando o Rio Grande num dos momentos mais dolorosos e difíceis da nossa história – afirma na publicação com mais de 8,1 mil visualizações. 

A pré-candidatura de Fantinel à prefeitura de Santa Maria foi lançada em 27 de março. Junto com o ato, o MDB lançou a série de diálogos “#Novo Rumo Santa Maria”, que previa a realização de, pelo menos, 15 encontros em diferentes regiões da cidade para discutir propostas e ouvir as reivindicações da comunidade. 

Posicionamento do MDB

Após o posicionamento de Fantinel, o MDB de Santa Maria divulgou uma nota apoiando a decisão. O partido também reitera que um novo candidato à Prefeitura Municipal deve ser apresentado nos próximos dias e será “alguém capaz de defender e representar os valores do partido”.

Leia a nota na íntegra:

O MDB de Santa Maria reconhece a decisão acertada do Deputado Estadual Beto Fantinel em permanecer à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, especialmente diante da recente catástrofe que devastou nosso estado. Entendemos que seu afastamento neste momento crucial comprometeria as políticas públicas destinadas àqueles que mais precisam. Estamos cientes de que os desafios enfrentados por Beto Fantinel são, no momento, muito mais prioritários do que as eleições municipais de 6 de outubro de 2024. Diante disso, o MDB reafirma seu compromisso na construção de um novo projeto para a cidade de Santa Maria. Nos próximos dias, apresentaremos um novo candidato à Prefeitura Municipal, alguém capaz de defender e representar os valores do partido, e trabalhar pela melhoria da vida dos cidadãos.  

Leia também

Prazos

O primeiro turno das eleições 2024 está marcada para 6 de outubro. Para que políticos que já ocupam cargos ou funções administrativas possam concorrer a vagas de prefeito ou vereador, é necessário cumprir com os prazos de desincompatibilização estabelecidos por lei.

Conforme a Justiça Eleitoral, os períodos podem variam conforme a função ocupada. Veja abaixo:

  • Secretários municipais ou membros de órgãos congêneres que quiserem concorrer a uma vaga de vereador – Afastamento do cargo seis meses antes do pleito (6 de outubro)
  • Secretários municipais e estaduais para as vagas de prefeito ou vice-prefeito – O prazo para se afastar do cargo é de quatro meses antes do pleito
  • Servidores públicos, estatutários ou não, na disputa do cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador – Afastamento do cargo três meses antes do pleito
  • Magistradas e magistrados devem se afastar quatro meses antes do pleito se quiserem se candidatar ao cargo de prefeito ou vice-prefeito, e seis meses antes se desejarem concorrer a vereador

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores de Santa Maria esclarece denúncia sobre compra de cadeiras Anterior

Câmara de Vereadores de Santa Maria esclarece denúncia sobre compra de cadeiras

Entenda o que muda se a taxação de compras até US$ 50 for aprovada Próximo

Entenda o que muda se a taxação de compras até US$ 50 for aprovada

Política